Há duas formas para viver a vida: uma é acreditar que não existe milagre... a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre!

Albert Einstein.


domingo, 11 de novembro de 2012

Tenho um aluno que foi diagnósticado com a Síndrome de Asperger, então resolvi estudar essa síndrome para ajudá-lo mais em seu desenvolvimento. Ele é uma criança linda e muito inteligente!!

O ALUNO COM SÍNDROME DE ASPERGER *Jacqueline Rodrigues de Souza Na maioria dos casos, crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger podem frequentar a escola regular, mesmo que em alguns casos em classes especiais. Muito provavelmente, existem casos não diagnosticados de crianças com Síndrome de Asperger frequentando escolas regulares que, devido a suas dificuldades e peculiaridades, são rotuladas como pedantes, sem limites, desorganizadas etc. Por isso é importante que, ao notar algo de diferente em seu aluno, o professor comunique isto à coordenação para que os pais sejam comunicados e encaminhados a um profissional especializado. Por outro lado é bastante comum que um professor desavisado, ao receber um aluno com Síndrome de Asperger inicialmente o superestime em função de suas habilidades específicas e que à medida que as dificuldades deste aluno aparecem o professor tenda a rejeitá-lo. O professor deve observar este aluno durante um período de tempo enquanto colhe informações com pais e com os profissionais que o acompanham. Passado o período de observação, recomendo que o professor tenha uma conversa com o resto da sala, em linguagem compreensível para a faixa etária dos alunos, falando sobre as dificuldades do aluno com Síndrome de Asperger e solicitando a colaboração dos colegas. Algumas orientações para professores,educadores e cuidadores É importante que o professor verifique com alguma freqüência que o aluno esteja acompanhando o assunto da aula. Além disto, é aconselhável, também, que este aluno: 1. Sente o mais próximo possível do professor. 2. Seja requisitado como ajudante do professor algumas vezes. 3. Use agendas e calendários, listas de tarefas e listas de verificação. 4. Seja ajudado para poder trabalhar e concentrar-se por períodos cada vez mais longos. 5. Seja estimulado a trabalhar em grupo e a aprender a esperar a vez. 6. Aprenda a pedir ajuda. 7. Tenha apoio durante o recreio onde, por exemplo poderá dedicar-se a seus assuntos de interesse, pois caso contrário poderá vagar, dedicar-se a algum assunto inusitado ou ser alvo de brincadeiras dos colegas. 8. Seja elogiado sempre que for bem sucedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário