Há duas formas para viver a vida: uma é acreditar que não existe milagre... a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre!

Albert Einstein.


domingo, 11 de novembro de 2012

Cuidar e educar na Educação Infantil, ações indissociavéis!!



1.     INTRODUÇÃO


Este trabalho apresentará as considerações sobre a educação infantil e a importância do professor nessa modalidade e no desenvolvimento integral dos alunos.
Atualmente a criança ingressa cada vez mais cedo na escola, nas creches a educação infantil inicia-se com os bebês, por isso se faz necessário essa estimulação precoce que contribui muito para seu aprendizado futuro.
Através dos livros estudados podemos compreender a complexidade da educação infantil em todo o desenvolvimento integral dos alunos, bem como suas estimulações e aprendizagens.

DESENVOLVIMENTO

A educação infantil deve-se ter como principio o conhecimento dos seus alunos e seus interesses e necessidades, sempre levando em consideração que a educação infantil é a porta inicial de entrada para uma vida em sociedade, longe do ambiente familiar do qual a criança esta habituada.
Dentro desse conceito a educação infantil é associada além de ofertar a educação cognitiva, afetiva e social, a prestação também dos cuidados, por isso o RCNEI que são documentos que guiam a proposta pedagógica da educação infantil, sobre essas ações que são indissociáveis, o cuidado e a educação, que devem estar sempre juntos.
Saber que a criança é um ser completo, tendo sua interação social e construção como ser humano permanente estabelecido em tempo integral. Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. Cuidar e educar, de acordo com as novas diretrizes, deve caminhar junto.
O professor em qualquer modalidade que trabalha precisa ter a responsabilidade de planejar seu trabalho, por isso é importante na educação infantil que o professor planeje bem o seu trabalho a ser realizado, procurando contemplar os eixos que devem ser trabalhados nessa fase.
Toda a avaliação realizada pelo professor deve ser realizada através das observações se o aluno conseguiu atingir aquilo que foi proposto pelo professor, quando isso não acontece, o professor precisa revisar seu planejamento, lembrando que na educação infantil a avaliação é realizada através de registros de observações do aprendizado e desenvolvimento do aluno e da construção de portfólios feitos com as próprias atividades dos alunos.
Os métodos de alfabetização são muitos, desde o tradicional como os mais atuais como o construtivismo e outros, também os métodos de alfabetização o analítico que compreende na aquisição da leitura e da escrita onde o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto. Como este aprendizado é feito de forma mecânica, através da repetição, o método sintético é tido pelos críticos como mais cansativo e enfadonho para as crianças, pois é baseado apenas na repetição e é fora da realidade da criança, que não cria nada, apenas age sem autonomia.
Já no método analítico parte-se da palavra. Primeiro, existe o contato com os vocábulos em uma sequência que engloba todos os sons da língua e, depois da aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases e de pequenos textos.
O ambiente alfabetizador bem preparado é muito importante, pois é nesse espaço que os alunos estarão adquirindo suas primeiras experiências com a leitura e a escrita, por isso ele deve ser rico em cartazes com leituras de poesias, parlendas, alfabeto disposto, poesias e outras fontes de materiais que estimulem a prática da leitura.
A roda de conversa é também um valioso momento em que as interações sociais são realizadas através de músicas, de relatos de experiências que o aluno trás de sua casa, de brincadeiras, onde o professor transmite as informações necessárias para sua aula.
O trabalho com a ludicidade na educação infantil é muito importante, pois através do brincar a criança aprende e se desenvolve. Podemos concluir então, que nas atividades lúdicas o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivência, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, a percepção, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momento de vida.
A ludicidade se compreende nas atividades realizadas com os jogos, as brincadeiras, brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

CONCLUSÃO

Com certeza posso afirmar que todos estes conteúdos foram muito importantes para minha vida pessoal e profissional, pois me fizeram refletir sobre o meu papel como mulher, como cidadã brasileira e acima de todas essas outras, a de educador, como conhecer a educação, suas mudanças, como conceber o aluno da educação infantil e vê-lo como um ser humano que tem emoções, sentimentos, que esta divido em fases de aprendizagem e como conhecer cada fase dessa.
 Tenho me esforçado para dar o melhor de mim e aprender todos estes conteúdos que com certeza somaram e muito para meu crescimento como pessoa e como profissional da educação.









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