Escola
Municipal Luciene de Matos Ferreira
PROJETO:
“SEMEANDO VALORES”
BARRA DE SÃO FRANCISCO
– ES
2012
1- IDENTIFICAÇÃO:
Escola Municipal Luciene de Matos Ferreira.
Situada à Rod. B.S.Fcº x Ecoporanga, km 03, Vila Luciene Barra de São Francisco
ES- Tel:(27)
3756-1226.
Responsável:
Jacqueline Rodrigues de Souza – Fone (27) 3756-4602/9909-4989
Email:jaquelinersv@hotmail.com/ Blog:
http://tiajacque.blogspot.com/
Duração
(Observação: este
projeto está em andamento desde o início de 2012.)
Séries a que se destina:
Educação infantil ao 5º
Ano.
APRESENTAÇÃO
Professores,
Tudo isso só se torna possível e real pela ação de
vocês! Que no interior de cada um exista essa "vontade enorme"
de transformar, de colaborar significativamente para uma humanidade mais
feliz!
A escola se tornaria vazia e
ineficiente se omitisse resgatar certos valores "adormecidos" na
consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual,
fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional
valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos. A educação escolar não se restringe mais, como no passado, à mera
transmissão de conhecimentos. Podemos dizer que educar em valores e com autodisciplina
leva os alunos se desenvolverem e entenderem
seus direitos e deveres, como também
entenderem os demais colegas, a escola e principalmente a sua família.
A meta desse
projeto é:
·
Aprender a respeitar e a escutar
o outro;
·
Aprender a ser solidários,
Ser mais tolerantes,
Ser mais tolerantes,
·
Trabalhar em equipe,
·
Compartilhar ou socializar o que sabem,
·
Aprender ganhar e perder sem haver conflitos,
·
Tomar decisões:
·
Ajudar os alunos a se desenvolverem como
pessoas humanas e fazer ser possível o desenvolvimento harmonioso de todas as
qualidades do ser humano ressaltando a qualidade de viver melhor.
Valores a serem trabalhados:
ü AMIZADE –
ü COOPERAÇÃO –
ü RESPEITO –
ü RESPONSABILIDADE –
ü DISCIPLINA –
ü HONESTIDADE –
ü PACIÊNCIA –
ü DEDICAÇÃO –
ü PARTILHA – COMPANHEIRISM
JUSTIFICATIVA:
Os
valores não são como habitualmente se pensa atributos desejáveis ao ser humano,
ou fundamentos da dignidade da pessoa, ou objeto de escolhas morais, ou
qualidade que pode fazê-lo mais ou menos bonito no contexto social. Ao
contrário, os valores são os alicerces da humanidade, a essência da preservação
da espécie e o “alimento” que integra e faz prosperar os grupos sociais. Mais
que isso, “Valores” são, em última instância, aquilo que pode ser vivenciado
como algo que faz sentido e, dessa forma, como tudo quanto dá razão à vida. A
vida biológica do homem, tal como a vida biológica da mosca, não necessita ser
vivida. Representa simplesmente uma circunstância evolutiva, um acidente
orgânico e dessa forma, basta durar apenas o tempo para se reproduzir. Com essa
missão orgânica concluída, a vida não tem mais motivo e morrer ou não constitui
apenas um acidente que termina outro que a gerou.
Mas,
o homem não é apenas constituído por uma vida biológica. É uma vida que alcança
a plenitude do sentido porque ama, sofre, constrói, se zanga, se surpreende,
foge da tristeza, anseia pela felicidade, cultiva a simpatia, exibe compaixão,
embaraça-se, assusta-se com a culpa, cresce com o orgulho, mortifica-se com a
inveja e por isso tudo causa espanto e admiração, indignação ou desprezo. “Sem
sentir-se “inundado” pelas emoções e pelos valores, a vida não é vida e se
fosse possível não tê-los, bastava ao homem passar pela vida e não viver”.
Objetivo Geral:
·
Intensificar o trabalho de valores ,
consciente do papel social da escola,de modo a oportunizar as reflexões e
atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia
dos homens.
Objetivos Específicos:
·
Propiciar o desenvolvimento
de virtudes indispensáveis à formação humana e atividades relacionais;
·
Favorecer o cuidado com o outro e regras de
convivência.
·
Aprender a confiar no processo de
dar e receber.
PROCEDIMENTOS
E SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Os valores a serem trabalhados deverão atravessar
as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos
para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia
no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões
criadas pela sensibilidade do professor.
·
Expor o
projeto e explicar como será trabalhado durante o ano letivo, através da
dinâmica do jogo das virtudes.
·
Selecionar
canções coerentes com as temáticas em voga.
·
Organizar
murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
·
Incentivar
e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
·
Realizar
dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões (ver sugestões).
·
Realizar
eventos no pátio da escola com programação voltada para este tema de valores;
·
Montar
a escada dos valores para cada turma envolvida.
·
Assistir
a fita de vídeo Na era do gelo. Um
filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda
ao próximo.
·
Leitura
de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
·
Atividades
referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções
textuais, interpretações, etc.
·
Avaliar
semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve
progressos, se não houve, quais os motivos.
·
Avaliação
semanal do projeto pelos professores envolvidos, supervisão e orientação,
tomando as medidas cabíveis para o sucesso do projeto.
·
Utilizar-se
de música ambiente nas atividades.
·
Realizar
dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e
atitudes.
·
Confecção
de murais sobre valores fixados pela escola.
·
Conversas
informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
·
Relatos
de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
·
Identificar,
registrar e praticar outros valores, que adicionaremos às atividades e ao nosso
dicionário.
·
Confeccionar
Dicionário dos Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado
dele encontrado no dicionário.
·
Registrar
semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.
·
Na
escada dos valores, à medida que os objetivos forem alcançados pelos alunos, a
turma que chegar primeiro no topo da escada, receberá como prêmio, uma tarde de
cinema, pipoca e refrigerante.
·
Ao
término, recomeçamos a escada dos valores novamente. (isto se o os degraus
forem preenchidos até o final do ano letivo).
·
Paralelamente,
acontecerá leitura semanal do livro Soprinho no Bosque Encantado, seguido de
desenho da cena em questão, aonde a cada semana irão completando os quadros, à
medida que o projeto se desenvolve.
·
Terminada
a leitura do livro e os desenhos prontos, será reconstruída coletivamente a
história, baseando-se nos desenhos realizados.
·
Cada
aluno fará o seu comentário do: “como era antes” e “como é agora”.
·
Montar
um livro por sala, escolhendo os melhores desenhos.
Histórias:
a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa,
Centro de Estudos Vida e
Consciência Editora Ltda.
Alguns contos e fábulas
de Esopo e La Fontaine.
DVDs:
“Na era do gelo”,
“Na era do gelo”,
“Direitos do Coração”,
Paulinas Vídeo e
“Smilingüido em Moda
Amarela”, Editora Luz e Vida, “
•Seguir o cronograma:
Valores trabalhados
durante o ano de 2012
|
|
Março:
Honestidade
|
|
Abril:
Carinho
|
|
PARA LER E REFLETIR...
"O aprendizado de
valores: base para a formação do cidadão."
Dinâmicas de Grupo
Jogo das Virtudes
Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução da vida.
Idade Sugerida: De 10 a 14 anos.
Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).
1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.
2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.
3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo.
Recreio com cores
O professor deve
preparar cartões coloridos de acordo com o número de alunos.
Exemplo: 04 cartões de
cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los
aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio
diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que
receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma
oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido,
diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada
grupo."
O professor distribui os
cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem
nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um,
o que existe nessa cor...)
A reflexão após o
recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores
Cantinhos
Nos murais de sala,
alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do
Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas
após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações
sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente
vai trabalhando e estimulando.)
"Galeria do posso, não posso"
Cada aluno confecciona
duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo-
"posso, não posso".
A professora expõe as
telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da
turma que irão vigorar durante o período letivo.
Dessa forma, o
comprometimento é maior, ou seja, são eles que elaboram, as regras.
Confeccionar dobraduras como: Avião da PAZ
Os alunos fazem a
dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a
professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o
resultado!
A Árvore da Vida
Na sala estará exposto
um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" Trimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
Dinâmica das flores
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" Trimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
Dinâmica das flores
A professora chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês!
Mas por que será?
Vamos, antes, conversar
sobre a beleza que cada uma destas flores possui.
João, que beleza você vê
na margarida?
E você, Gisele, fale-nos
o que há de bonito na camélia..."
Após toda exploração, a
docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As
flores são como as pessoas. Uma é
diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a
baixa...mas todas são flores e possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda,
magra, alta, baixa... “Mas todas são pessoas e possuem a sua beleza.”
Nesse momento a
professora pode refletir alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão
e solicitar, então, que cada aluno escolha uma das flores para levar para casa
como marco dessa reflexão.
Essa é uma das muitas
vivências que se pode fazer com os pais numa reunião ou explicar para a mãe,
citada no exemplo acima, que essa será a estratégia utilizada pela professora.
Correio da Amizade
Cada turma fixa uma
caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de
aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências.
Atividades em cadernos –
Trabalhando sentimentos
e emoções: HOJE ESTOU ASSIM...
(A professora cola um
círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial
conforme o que sugere o título.)
PORQUE...
(os alunos justificam
por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...) Conforme
a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores como:
companheirismo, amizade, segurança,união, compreensão...
VOCÊ MORA NO MEU...
Cada
criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida,
registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo:
"Você é especial, muito amigo!"
Bibliografia de apoio
Coleção
Valores para a Vida
– Enciclopédia Britânica
do Brasil.
Coleção
Sentimentos
, de Janine Amos.
Editora EKO.
Parabéns, excelente projeto!
ResponderExcluirQue ideias maravilhosas! parabéns.
ResponderExcluirParabéns pelo projeto, ótimas idéias.
ResponderExcluirParabéns pelo projeto, adorei!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto ,tá legal !!!!
ResponderExcluirexcelente abordagem, também fazemos assim em nosso colegio zona norte sp parabéns pelo lindo blog que idealizaram, amei e recomendo a leitura
ResponderExcluirPARABÉNS, BELO PROJETO E POR COMPARTILHA SUAS EXPERIENCIAS CONOSCO.
ResponderExcluir