Há duas formas para viver a vida: uma é acreditar que não existe milagre... a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre!
Albert Einstein.
sábado, 24 de março de 2012
Atribuições do Supervisor Escolar
A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA SUPERVISÃO ESCOLAR
A importância da prática pedagógica para educadores e implica vários conceitos empíricos para tal prática; sendo que formalmente considera-se o "pedagógico" como um dos processos educativos, metodológicos ao modo de ensinar. Desse modo, percebe-se que é um campo de conhecimento que trata sobre a problemática educacional visualizando sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.
Portanto, o supervisor constitui-se em um agente de mudanças, facilitador e mediador, oportunizando uma relação de harmonia entre os interlocutores da instituição. Sua prática não deve está dissociada da teoria e nem a teoria da prática. Por definição, o pedagogo não pode ser nem um puro e simples prático nem um puro e simples teórico. Ele está entre os dois. A ligação deve ser ao mesmo tempo permanente e irredutível, porque não pode existir um fosso entre a teoria e a prática. É esta abertura que permite a produção pedagógica. Em conseqüência, o prático em si mesmo não é um pedagogo, é mais um utilizador de elementos, de idéias ou de sistemas pedagógicos. Mas o teórico da educação; pensar o ato pedagógico não basta. Somente será considerado pedagogo aquele que fará surgir um "mais" na e pela articulação teoria e prática na educação.
Na Supervisão Educacional brasileira,observa-se que cada vez mais o profissional desta área deve se comprometer com as transformações que a educação vem atravessando. As hipóteses levantadas pelo projeto para construção deste artigo se confirmaram. Com base nas pesquisas foi percebido que: No inicio, a função do supervisor era de fiscalizar o trabalho do professor; e nesse processo os planos de aula e diários de classe deveriam esta conforme a posição estrutural do supervisor; O supervisor desenvolvia mais um trabalho burocrático do que articulador do processo educacional.
Com as transformações sociais e políticas se fortalecendo o supervisor começou a repensar sua ação, percebendo-se como um ser capaz de compartilhar no processo pedagógico, por meio de um olhar diversificado.
O TRABALHO COLETIVO ENTRE SUPERVISOR ESCOLAR, ALUNOS E PROFESSORES
Das relações entre professores, alunos, objetivos, conteúdos, avaliação e recuperação da aprendizagem;
- Do aluno e de seus interesses, que emergem, tanto de sua vivência, quanto do movimento social e suas motivações;
- Da especificidade dos temas dos programas;
- De fundamentos da aprendizagem e da dinâmica da sala de aula, como a diversificação metodológica;
- De processos e recursos da avaliação e recuperação da aprendizagem.
- Informar os professores a respeito ao papel que o supervisor deve desempenhar a função que lhe cabe.
- A escola deveria ter também o orientador educacional para fazer o trabalho diretamente com pais e alunos.
- Dialogar mais com os professores, sempre buscando um melhor atendimento para se fazer um trabalho em conjunto cada vez mais satisfatório sempre visando o aluno.
- A escola deveria contar com apoio na orientação pedagógica, sem a qual a função deste recai sobre a supervisão.
Dialogar com os pais e responsáveis sobre questões pedagógicas e compreender a ansiedade da família;
Ter muita paciência e senso de justiça;
Afinal, a necessidade de saber trabalhar com diferentes públicos está sempre presente. Não só os alunos necessitam do apoio do supervisor, mas também os pais, professores e a direção da escola.
Estar atento a essas variações exige um ótimo relacionamento interpessoal e, também, uma visão global da instituição. Esta habilidade é alcançada quando se pensa na educação como um todo.
No entanto, além das características citadas pelos entrevistados, Rangel et alli (2001) destacam que, a formação do profissional da educação que irá trabalhar com a supervisão poderá ser feita, como diz a nova LDB, em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, desde que garantida nessa formação, a base comum nacional e que ela incorpore as atuais exigências do mundo do trabalho e das relações sociais.
AÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR EM FACE DA PROBLEMATICA DA ESCOLA
A supervisão escolar é relevante, haja vista que a mesma atua no sentido da construção de uma competência docente coletiva. Dois entrevistados justificaram sua resposta, afirmando que a supervisão é importante por que:
- Visa ao acompanhamento ao aluno com ajuda de professores, para um bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem, bem como ajuda no fornecimento de materiais alternativos, para tornar conteúdos mais atrativos visando sempre uma melhoria na aprendizagem;
- Procura soluções para situações que permeiam o relacionamento aluno-professor, pois é uma pessoa apta e disponível para atender problemas individuais, bem como elevar os bons trabalhos realizados.
Alguns diriam que qualquer professor poderia fazer o que foi descrito acima, no entanto, as funções do supervisor educacional fortemente presente, que possui conhecimentos específicos, produzem resultados mais eficazes. Todavia, os conhecimentos específicos só o especialista domina, e é ele, portanto, quem pode desempenhar tal função mais competentemente.
Rangel et alli (2001) consideram a supervisão escolar de total relevância, à medida que desenvolve um trabalho de assistência ao professor, em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Não é possível abordar a questão de supervisão sem ter claramente explicitado o contexto em que sua ação se situa, pois, é a partir daí, que queremos repensar seu papel político e social. É por esta razão que apresentamos as considerações ao longo do presente artigo. Reafirmamos que a construção de uma nova realidade passa obrigatoriamente pela construção de um novo paradigma. Esse paradigma deve ser assumido pelo Supervisor num processo argumentativo baseado em atos de fala, no qual são questionadas as pretensões de validade que podem ser aceitas ou não, legitimadas pela força de argumentação. Pode-se concluir que, a Supervisão Educacional, na escola analisada, tem desempenhado seu papel, buscando cumprir a grade curricular, observando a prática e orientando individualmente os professores. Tendo como foco de atenção, aspectos técnicos, burocráticos e de controle, buscando promover e dinamizar o currículo, através da interação grupal.
A SUPERVISÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO EDUCATIVO
A supervisão educacional (ou escolar) constitui-se num trabalho profissional que tem o compromisso juntamente com os professores de garantir os princípios de liberdade e solidariedade humana, no pleno desenvolvimento do educando, no seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e, para isso assegurar a qualidade de ensino, da educação, da formação humana. No cenário nacional, a supervisão escolar tornou-se “função meio”, que garantiria a eficiência da tarefa educativa, através do controle da produtividade do trabalho docente.
O supervisor escolar faz parte do corpo de professores e tem a especificidade do seu trabalho caracterizado pela coordenação – organização em comum – das atividades didáticas e curriculares e a promoção e o estímulo de oportunidades coletivas de estudo.
A supervisão passa de escolar, como é freqüentemente designada, a pedagógica e caracteriza-se por um trabalho de assistência ao professor, em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização do desenvolvimento de processo ensino-aprendizagem. A sua função continua a ser política, mas é uma função sociopolítica crítica.
Ao falar em supervisão, é preciso situá-la quanto ao nível e ao âmbito de ação. A supervisão da qual se fala neste contexto é a que se realiza na escola, integrada à equipe docente, com âmbito de ação didática e curricular. É preciso, entretanto, reconhecer outros níveis centrais e intermediários da função supervisora, à qual incumbem ações de naturezas pedagógicas, administrativas e de inspeção.
Todavia, são históricos, também os conceitos sobre a função do Supervisor, se configuraram a partir de práticas e paradigmas implícitos em discursos que legitimaram a ideologia, em quase todos os casos, dominante. Como o período da ditadura não é um fato histórico tão distante, muitos ainda não se desvencilharam totalmente de seus efeitos, o que é compreensível quando encontramos entendimentos acerca da Supervisão que remontam ao espírito ditatorial com manifestos numa linguagem e práticas em consonância com termos como fiscalização e inspeção.
A estruturação do Serviço de Supervisão se deu sobre esta ótica, o que hoje levam muitos a confundir aspectos técnicos com administrativos, até porque o contexto que gerou a Supervisão Escolar é decorrente de uma política perpetuadora da estratificação social. É neste contexto, que emerge a Supervisão Escolar como um meio de controlar o que foi planejado ao nível central.
Quando questionados sobre a função ou atribuição do supervisor, as respostas citadas foram:
- Coordenar e organizar os trabalhos de forma coletiva na escola, oferecer orientação e assistência aos professores, bem como fornecer aos mesmos materiais e sugestões de novas metodologias para enriquecer a prática pedagógica;
- Orientar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos, bem como sugerir novas metodologias que os avaliem na prática pedagógica e aperfeiçoem seus métodos didáticos;
- Acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e o trabalho do professor junto ao aluno auxiliando em situações adversas.
O supervisor, como qualquer profissional, em seu curso de formação e em sua prática, prepara-se para atuar como especialista, no caso, como coordenadora do processo curricular, seja em sua formulação, execução, avaliação ou reorientação. E é instrumentalizada para coordenar o processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola.
Ressaltam também que a supervisão escolar não se detenha em sua superfície, mas atinja camadas mais profundas, onde se encontram as raízes de questões que envolvem o trabalho educativo.
O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR NA ATUALIDADE
O trabalho do supervisor escolar dentro da escola pode contribuir para uma educação de qualidade, dentro de um processo pedagógico pensado com seriedade e nas funções que a escola precisa exercer. O olhar que se tinha sobre o papel do Supervisor Escolar começou a ter novos rumos para poder contemplar as necessidades desta nova clientela de alunos, professores e comunidade escolar.
A necessidade vai ao encontro da superação de papéis que o supervisor assumia até o presente momento.
O supervisor Escolar deve assumir o compromisso com a formação do homem transformador. Discutir o desempenho dos alunos, pontos que concentram dificuldades de aprendizagem e estratégias que funcionam ou não.
Conforme o dicionário, supervisão significa: “Orientação ou inspeção em plano superior”. A leitura dessa definição remete a uma perspectiva de movimento; ou seja; não dá para compreender a coordenação a partir de um só lugar, operando apenas com semelhanças ou, ainda, privilegiando a homogeneidade. Ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola;
Dar orientação em questões pedagógicas;
Atuar na formação contínua dos professores;
Motivar o professor a fazer cursos de aprimoramento;
Percebe-se no geral das respostas dos professores que uma resposta complementa e precisa da outra, para se tornar completa e ir ao encontro da teoria defendida. Todas as idéias, pensamentos e convicções possuem sentido e coerência, mas não há uma visão completa do papel do supervisor no contexto atual. Há sim uma visão fragmentada que precisa ser construída. Cada professor vê o supervisor de uma forma diferente.
O que falta ficar claro para os professores a importância do supervisor no sentido do apoio pedagógico para todos os momentos, e não somente nos momentos de dúvidas, angústias, tristezas. O supervisor é aquele com quem podemos refletir teorias, posturas e construir conhecimento, no sentido de auxiliar na prática docente. O que falta é saber de maneira “completa” qual é o papel do supervisor para o contexto atual.
O supervisor deve ser um líder, um observador e um interventor. Conforme defendido na teoria o perfil do supervisor não se resume somente a estas três características e sim há várias outras características que condizem a esta função.
Outra questão fundamental levantada pela supervisora, também conforme a diretora às reuniões da equipe diretiva acontece a cada semana e são tratados assuntos administrativos e pedagógicos.
Com relação à construção da proposta pedagógica a supervisora relata que a mesma surge no diagnóstico realizado por todos os envolvidos no contexto. A idéia de construção da proposta pedagógica deve surgir realmente de todos os envolvidos no processo, de necessidades observadas e constatadas.
É importante como aparece no relato, à idéia do questionamento para provocar os professores nas reuniões pedagógicas. É colocando dúvidas, que o professor começa a analisar a sua prática, a buscar caminhos para solucioná-las. A idéia não é dar as respostas e sim fazer com que o professor ache caminhos para poder solucioná-las.
O lugar do supervisor revela-se fundamental na medida em que se constitua numa liderança técnico-pedagógica, sendo co – responsável pela articulação entre diversas interlocuções – dirigentes, professores, diretores, alunos, famílias, comunidade, órgãos centrais, sem perder de vista as implicações e os desdobramentos de todo o processo educativo. Várias são as competências necessárias para assumir um cargo de supervisor, hoje, principalmente é ver a escola como um todo.
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