Há duas formas para viver a vida: uma é acreditar que não existe milagre... a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre!

Albert Einstein.


sexta-feira, 16 de março de 2012

Projeto Valores

Escola Municipal Luciene Matos Ferreira PROJETO: “SEMEANDO VALORES” BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES 2012 1- IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Luciene Matos Ferreira. Situada à Rod. B.S.Fcº x Ecoporanga, km 03, Vila Luciene Barra de São Francisco ES- Tel:(27) 3756-1226. Duração (Observação: este projeto está em andamento desde o início de 2012.) Séries a que se destina: Educação infantil ao 5º Ano. APRESENTAÇÃO Professores, Tudo isso só se torna possível e real pela ação de vocês! Que no interior de cada um exista essa "vontade enorme" de transformar, de colaborar significativamente para uma humanidade mais feliz! A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos. A educação escolar não se restringe mais, como no passado, à mera transmissão de conhecimentos. Podemos dizer que educar em valores e com autodisciplina leva os alunos se desenvolverem e entenderem seus direitos e deveres, como também entenderem os demais colegas, a escola e principalmente a sua família. A meta desse projeto é: • Aprender a respeitar e a escutar o outro; • Aprender a ser solidários • Ser mais tolerantes, • Trabalhar em equipe, • Compartilhar ou socializar o que sabem, • Aprender ganhar e perder sem haver conflitos, • Tomar decisões: • Ajudar os alunos a se desenvolverem como pessoas humanas e fazer ser possível o desenvolvimento harmonioso de todas as qualidades do ser humano ressaltando a qualidade de viver melhor. Valores a serem trabalhados:  AMIZADE –  AMOR-  BONDADE-  ESPERANÇA-  FÉ-  FELICIDADE-  GRATIDÃO-  HONESTIDADE-  OBEDIÊNCIA-  RESPEITO –  RESPONSABILIDADE  SABEDORIA –  UNIÃO-  PAZ – JUSTIFICATIVA: Os valores não são como habitualmente se pensa atributos desejáveis ao ser humano, ou fundamentos da dignidade da pessoa, ou objeto de escolhas morais, ou qualidade que pode fazê-lo mais ou menos bonito no contexto social. Ao contrário, os valores são os alicerces da humanidade, a essência da preservação da espécie e o “alimento” que integra e faz prosperar os grupos sociais. Mais que isso, “Valores” são, em última instância, aquilo que pode ser vivenciado como algo que faz sentido e, dessa forma, como tudo quanto dá razão à vida. A vida biológica do homem, tal como a vida biológica da mosca, não necessita ser vivida. Representa simplesmente uma circunstância evolutiva, um acidente orgânico e dessa forma, basta durar apenas o tempo para se reproduzir. Com essa missão orgânica concluída, a vida não tem mais motivo e morrer ou não constitui apenas um acidente que termina outro que a gerou. Mas, o homem não é apenas constituído por uma vida biológica. É uma vida que alcança a plenitude do sentido porque ama, sofre, constrói, se zanga, se surpreende, foge da tristeza, anseia pela felicidade, cultiva a simpatia, exibe compaixão, embaraça-se, assusta-se com a culpa, cresce com o orgulho, mortifica-se com a inveja e por isso tudo causa espanto e admiração, indignação ou desprezo. “Sem sentir-se “inundado” pelas emoções e pelos valores, a vida não é vida e se fosse possível não tê-los, bastava ao homem passar pela vida e não viver”. Objetivo Geral: • Intensificar o trabalho de valores , consciente do papel social da escola,de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens. Objetivos Específicos: • Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana e atividades relacionais; • Favorecer o cuidado com o outro e regras de convivência. • Aprender a confiar no processo de dar e receber. • Histórias: • Contos e fábulas. • DVDs: “Na era do gelo”, • “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo • “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “ • Seguir o cronograma: Valores trabalhados durante o ano de 2012 Março: Honestidade (Fabíula) Setembro:Paz (Vanda) Abril: Bondade e Respeito (Geisana e Bruno) Outubro: Responsabilidade (Ana Paula) Maio: Fé e Felicidade (Elenir e Solange) Novembro:Obediência (Eliete) Junho:Sabedoria (Darlene) Dezembro:Amor (Silvia) Julho:Esperança (Evaldo) Agosto:Gratidão (Edilma) ARA LER E REFLETIR... • "O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão." PROCEDIMENTOS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor. • Expor o projeto e explicar como será trabalhado durante o ano letivo, através da dinâmica do jogo das virtudes. • Selecionar canções coerentes com as temáticas em voga. • Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês. • Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão. • Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões (ver sugestões). • Realizar eventos no pátio da escola com programação voltada para este tema de valores; • Montar a escada dos valores para cada turma envolvida. • Assistir a fita de vídeo Na era do gelo, Amigo Urso, Os sem Floresta, Mandagastar. Filmes que abordam muito bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda ao próximo. • Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados. • Atividades referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc. • Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve, quais os motivos. • Avaliação semanal do projeto pelos professores envolvidos, supervisão e orientação, tomando as medidas cabíveis para o sucesso do projeto. • Utilizar-se de música ambiente nas atividades. • Realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes. • Confecção de murais sobre valores fixados pela escola. • Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia. • Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo. • Identificar, registrar e praticar outros valores, que adicionaremos às atividades e ao nosso dicionário. • Confeccionar Dicionário dos Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário. • Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas. • Na escada dos valores, à medida que os objetivos forem alcançados pelos alunos, a turma que chegar primeiro no topo da escada, receberá como prêmio, uma tarde de cinema, pipoca e refrigerante. • Ao término, recomeçamos a escada dos valores novamente. (isto se o os degraus forem preenchidos até o final do ano letivo). • Paralelamente, acontecerá leitura semanal do livro Soprinho no Bosque Encantado, seguido de desenho da cena em questão, aonde a cada semana irão completando os quadros, à medida que o projeto se desenvolve. • Terminada a leitura do livro e os desenhos prontos, será reconstruída coletivamente a história, baseando-se nos desenhos realizados. • Cada aluno fará o seu comentário do: “como era antes” e “como é agora”. • Montar um livro por sala, escolhendo os melhores desenhos. Dinâmicas de Grupo Jogo das Virtudes Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução da vida. Idade Sugerida: De 10 a 14 anos. Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador). 1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma. 2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras. 3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Recreio com cores O professor deve preparar cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." O professor distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...) A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores Cantinhos Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.) "Galeria do posso, não posso" Cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles que elaboram, as regras. Confeccionar dobraduras como: Avião da PAZ Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o resultado! A Árvore da Vida Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"! O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" Trimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período. Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno. Dinâmica das flores A professora chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês! Mas por que será? Vamos, antes, conversar sobre a beleza que cada uma destas flores possui. João, que beleza você vê na margarida? E você, Gisele, fale-nos o que há de bonito na camélia..." Após toda exploração, a docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As flores são como as pessoas. Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa...mas todas são flores e possuem a sua beleza. Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa... “Mas todas são pessoas e possuem a sua beleza.” Nesse momento a professora pode refletir alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão e solicitar, então, que cada aluno escolha uma das flores para levar para casa como marco dessa reflexão. Essa é uma das muitas vivências que se pode fazer com os pais numa reunião ou explicar para a mãe, citada no exemplo acima, que essa será a estratégia utilizada pela professora. Correio da Amizade Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Atividades em cadernos – Trabalhando sentimentos e emoções: HOJE ESTOU ASSIM... (A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.) PORQUE... (os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança,união, compreensão... VOCÊ MORA NO MEU... Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!" Bibliografia de apoio Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil. Coleção Sentimentos , de Janine Amos. Editora EKO.

Um comentário:

  1. Parabens, voce reamente entende o seu chamado de influenciar as criancas do seu tempo. Que Deus a abencoe!

    ResponderExcluir