Há duas formas para viver a vida: uma é acreditar que não existe milagre... a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre!

Albert Einstein.


domingo, 11 de novembro de 2012

Plano de Ação contra o Preconceito e a discriminação racial na escola!!




 

 

PLANO DE AÇÃO

Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar













 














 
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 4
2 JUSTIFICATIVA............................................................................................... 4
3 OBJETIVOS.................................................................................................... 5
3.1 GERAL................................................................................................ 5
3.2 ESPECÍFICOS..................................................................................... 5
5 DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 5
6 CRONOGRAMA.............................................................................................. 6
7 CONCLUSÃO.................................................................................................. 7
8 REFERÊNCIAS................................................................................................ 8

1        INTRODUÇÃO

Com a elaboração deste trabalho, procura-se aqui apresentar atividades e um plano de ação que intervenha nas práticas discriminatórias existentes na escola.
Como a escola é um ambiente democrático, com espaços para todos, se faz necessário que os alunos sejam conscientizados que se deve respeitar as diferenças culturais, de etnias e não promover atitudes preconceituosas e discriminatórias que atingem a autoestima e a socialização dos demais alunos com etnias diferentes e que sofrem com a discriminação pela sua cor e seu tipo físico.
Este plano de ação foi elaborado com o objetivo de apresentar ações que sensibilizem os alunos a respeitar e valorizar todo tipo de cultura e etnia.

2        JUSTIFICATIVA

Este plano de ação se justifica na implementação de ações que visam contribuir para a diminuição do preconceito e da discriminação, visando a uma convivência harmoniosa entre crianças e adolescentes brasileiros, promovendo, assim, uma educação de respeito e valorização às diferenças raciais.

Apesar de varias leis que condenam qualquer tipo de discriminação, é notório que ainda existem práticas discriminatórias e preconceituosas por parte de algumas pessoas. Diante desta problemática se faz necessário um plano de ação que conscientize essas pessoas que suas práticas são intolerantes e que não podem mais ser aceitas pela sociedade.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Conscientizar os alunos que somos todos irmãos fraternos, independente da cor, da raça,da cultura.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
                       
·             Analisar a questão do preconceito, racismo e discriminação e os efeitos produzidos na vida das pessoas, de forma crítica e reflexiva;
·             Posicionar-se contra qualquer tipo de discriminação e preconceito racial;
·                     Identificar e relatar situações de preconceito e discriminação em relação aos negros existente na escola.

4.                  DESENVOLVIMENTO

Este plano de ação deverá executado com alunos do ensino fundamental. Ele terá duração de uma semana e deverá conscientizar os alunos que a discriminação e o preconceito são atos destrutivos.
No primeiro dia o professor deverá ter uma conversa dirigida com os alunos sobre o que é discriminação.
Após esta conversa deverá apresentar a figura abaixo e realizar as seguintes indagações:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000132/0000020886.jpg
A)                 Que tipo de sentimento esta figura transmite?
B)                 A partir desse questionamento, produzir textos sobre a discriminação racial;
No segundo dia distribuir entre os discentes, uma cópia da Cartilha da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Núcleo Especializado de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito, disponível no link http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/0/folder%20discriminacao.pdf.
Com esta cartilha o professor fará uma leitura após realizar um debate entre dois grupos na sala, onde serão lançadas perguntas como:
O que é direito a Igualdade, o que é uma sociedade plural, o que a vitima pode fazer em casos de discriminação quanto a sua cor, sua raça e porque denunciar? Após estes questionamentos deixar que os alunos façam seus próprios questionamentos.
No terceiro dia, fazer cópias desta cartilha e distribuir na comunidade;
No quarto dia os alunos deverão fazer um “jornal” na escola com dicas de conscientização sobre os males da discriminação;
No quinto dia realizar a eleição da garota “Beleza Negra” da escola e realizar um desfile com comidas típicas de negros que fazem parte da cultura brasileira.
5.      CRONOGRAMA
ATIVIDADES
1º dia
2º dia
3º dia

4º dia
5º dia
Leitura da imagem e produção de texto.

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Leitura e debate sobre a cartilha contra discriminação e preconceito.



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Distribuir cópias da cartilha na comunidade.




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Construir o “jornal” na escola com dicas de conscientização sobre os males da discriminação.




X

Realizar a eleição da garota “Beleza Negra” da escola e realizar um desfile com comidas típicas de negros que fazem parte da cultura brasileira.




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5.     CONCLUSÃO

Espera-se que este plano de ação venha amenizar os conflitos existentes no ambiente escolar quanto a cor, a etnia, a cultura racial.
Este trabalho me fez refletir sobre como deve ser a postura do professor mediante a esses conflitos, e como esses conflitos podem atrapalhar a vida social e emocional na vida de quem sofre este tipo de preconceito, que possamos como docentes ter uma visão mais aprofundada nesses conflitos.

















6.     REFERÊNCIAS

COSTA, Vilze Vidotte. O trabalho do pedagogo nos espaços educativos: pedagogia. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2019.
FIORAVANTE,Daniele Pedrosa. Psicologia da educação II. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2010.
SILVA, Samira Fayez Kfouri.[ET AL]. A ação docente e a diversidade humana: pedagogia. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2010.
STRECKER,Heidi. Comunicação e linguagem: pedagogia. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010.



Um comentário:

  1. Lindo Jack seu blog.... amei as idéias, vou copiar algumas delas para o Natal.... Parabéns e sucesso, pois vc merece!!!

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