|
PLANO DE AÇÃO
Discriminação
e Preconceito no Espaço Escolar
|
1
INTRODUÇÃO................................................................................................. 4
2 JUSTIFICATIVA............................................................................................... 4
3 OBJETIVOS.................................................................................................... 5
3.1 GERAL................................................................................................ 5
3.2 ESPECÍFICOS..................................................................................... 5
5
DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 5
6
CRONOGRAMA.............................................................................................. 6
7
CONCLUSÃO.................................................................................................. 7
8
REFERÊNCIAS................................................................................................ 8
1 INTRODUÇÃO
Com a
elaboração deste trabalho, procura-se aqui apresentar atividades e um plano de
ação que intervenha nas práticas discriminatórias existentes na escola.
Como a
escola é um ambiente democrático, com espaços para todos, se faz necessário que
os alunos sejam conscientizados que se deve respeitar as diferenças culturais,
de etnias e não promover atitudes preconceituosas e discriminatórias que
atingem a autoestima e a socialização dos demais alunos com etnias diferentes e
que sofrem com a discriminação pela sua cor e seu tipo físico.
Este plano
de ação foi elaborado com o objetivo de apresentar ações que sensibilizem os
alunos a respeitar e valorizar todo tipo de cultura e etnia.
2
JUSTIFICATIVA
Este
plano de ação se justifica na implementação de ações que visam contribuir
para a diminuição do preconceito e da discriminação, visando a uma convivência
harmoniosa entre crianças e adolescentes brasileiros, promovendo, assim, uma
educação de respeito e valorização às diferenças raciais.
Apesar de varias leis que condenam
qualquer tipo de discriminação, é notório que ainda existem práticas
discriminatórias e preconceituosas por parte de algumas pessoas. Diante desta
problemática se faz necessário um plano de ação que conscientize essas pessoas
que suas práticas são intolerantes e que não podem mais ser aceitas pela
sociedade.
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
Conscientizar os
alunos que somos todos irmãos fraternos, independente da cor, da raça,da
cultura.
3.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Analisar
a questão do preconceito, racismo e discriminação e os efeitos produzidos na
vida das pessoas, de forma crítica e reflexiva;
·
Posicionar-se
contra qualquer tipo de discriminação e preconceito racial;
·
Identificar e relatar situações de preconceito e
discriminação em relação aos negros existente na escola.
4.
DESENVOLVIMENTO
Este plano de ação deverá executado com
alunos do ensino fundamental. Ele terá duração de uma semana e deverá
conscientizar os alunos que a discriminação e o preconceito são atos
destrutivos.
No primeiro dia o professor deverá ter uma
conversa dirigida com os alunos sobre o que é discriminação.
Após esta conversa deverá apresentar a figura
abaixo e realizar as seguintes indagações:
A)
Que tipo de sentimento esta figura transmite?
B)
A partir desse questionamento, produzir textos
sobre a discriminação racial;
No segundo dia distribuir entre os
discentes, uma cópia da Cartilha da
Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Núcleo Especializado de Combate a
Discriminação, Racismo e Preconceito, disponível no link http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/0/folder%20discriminacao.pdf.
Com esta cartilha o professor fará uma
leitura após realizar um debate entre dois grupos na sala, onde serão lançadas
perguntas como:
O que é direito a Igualdade, o que é
uma sociedade plural, o que a vitima pode fazer em casos de discriminação
quanto a sua cor, sua raça e porque denunciar? Após estes questionamentos
deixar que os alunos façam seus próprios questionamentos.
No terceiro dia, fazer cópias desta
cartilha e distribuir na comunidade;
No quarto dia os alunos deverão fazer
um “jornal” na escola com dicas de conscientização sobre os males da
discriminação;
No quinto dia realizar a eleição da
garota “Beleza Negra” da escola e realizar um desfile com comidas típicas de
negros que fazem parte da cultura brasileira.
5.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
|
1º dia
|
2º dia
|
3º
dia
|
4º dia
|
5º
dia
|
Leitura da imagem e produção de texto.
|
X
|
||||
Leitura e debate sobre a cartilha contra discriminação e
preconceito.
|
X
|
||||
Distribuir cópias da cartilha na comunidade.
|
X
|
||||
Construir o “jornal” na escola com
dicas de conscientização sobre os males da discriminação.
|
X
|
||||
Realizar
a eleição da garota “Beleza Negra” da escola e realizar um desfile com
comidas típicas de negros que fazem parte da cultura brasileira.
|
X
|
5.
CONCLUSÃO
Espera-se
que este plano de ação venha amenizar os conflitos existentes no ambiente
escolar quanto a cor, a etnia, a cultura racial.
Este trabalho me fez refletir sobre como deve ser a postura do professor
mediante a esses conflitos, e como esses conflitos podem atrapalhar a vida social
e emocional na vida de quem sofre este tipo de preconceito, que possamos como
docentes ter uma visão mais aprofundada nesses conflitos.
6. REFERÊNCIAS
COSTA, Vilze Vidotte. O trabalho do pedagogo nos espaços educativos: pedagogia. São
Paulo: Pearson Prentice Hall. 2019.
FIORAVANTE,Daniele Pedrosa. Psicologia da educação II. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
2010.
SILVA, Samira Fayez Kfouri.[ET AL]. A ação docente e a diversidade humana:
pedagogia. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2010.
STRECKER,Heidi. Comunicação e linguagem: pedagogia. São Paulo: Pearson Prentice
Hall. 2010.
Lindo Jack seu blog.... amei as idéias, vou copiar algumas delas para o Natal.... Parabéns e sucesso, pois vc merece!!!
ResponderExcluir