COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
(03 ANOS)
OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
· Interessar-se pela leitura de histórias;
· Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
· Aprender a escutar textos e histórias;
· Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
· Escolher livros para ler;
· Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
· Participar de pequenas dramatizações;
· Reconhecer as vogais;
· Identificar os nomes dos colegas;
· Diferenciar escrita de desenhos.
MATEMÁTICA
· Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem da idade.
· Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje;
· Perceber relações de causa e efeito nas coisas;
· Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura;
· Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;
· Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho; Agrupamento de objetos ( classificação);
· Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
· Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
· Identificar gradativamente os numerais ( 0 a 10) e as quantidades correspondentes.
ARTES
· Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em
contato com formas diversas de expressão artística;
contato com formas diversas de expressão artística;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando
seus conhecimentos do mundo e da cultura;
seus conhecimentos do mundo e da cultura;
· Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção
e criação.
e criação.
MOVIMENTO
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
· Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
· Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
· Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
· Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
· Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
· Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
· Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
· Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.
NATUREZA E SOCIEDADE
· Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com
pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
· Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
· Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.
MÚSICA
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
· Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
· Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a
matéria prima da linguagem musical;
matéria prima da linguagem musical;
· Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário