Há duas formas para viver a vida: uma é acreditar que não existe milagre... a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre!

Albert Einstein.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Competencias a serem desenvolvidas no Maternal III

Competencias a serem desenvolvidas no Maternal III (03 Anos)
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
                       TURMA: MATERNAL III
                        (03 ANOS)
 
 OBJETIVOS:
 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·         Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
·         Interessar-se pela leitura de histórias;
·         Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
·         Aprender a escutar textos e histórias;
·         Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
·         Escolher livros para ler;
·         Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
·         Participar de pequenas dramatizações;
·         Reconhecer as vogais;
·         Identificar os nomes dos colegas;
·         Diferenciar escrita de desenhos.
 MATEMÁTICA
·         Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem da idade.
·         Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje;
·         Perceber relações de causa e efeito nas coisas;
·         Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura;
·         Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;
·         Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho; Agrupamento de objetos ( classificação);
·         Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
·         Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
·         Identificar gradativamente os numerais ( 0 a 10) e as quantidades correspondentes.
  ARTES
·         Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em
contato com formas diversas de expressão artística;
·         Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
·         Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando
seus conhecimentos do mundo e da cultura;
·         Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção
e criação.

 MOVIMENTO
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·         Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
·         Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
·         Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
·         Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
·         Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·         Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
·         Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
·         Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.
  NATUREZA E SOCIEDADE
·         Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com
pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
·         Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
·         Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.
 MÚSICA
·         Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·         Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·         Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a
matéria prima da linguagem musical;
·         Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário